Resultados em poucos meses
x Não houve registros de invasões de cadastro reportadas após a implantação
↑ Crescimento de 4,9% no número de logins de usuários recorrentes por mês
Áreas de Design
• Research
• Product Design
Problemas e dores
A plataforma apresentava um processo de autenticação desatualizado, baseado apenas em senha (fator único), sem atualizações há anos. A ausência de inteligência adaptativa impedia o aprendizado com novos ataques e comportamentos suspeitos. Havia também uma interface desatualizada em relação ao design system, o que comprometia a usabilidade. Além disso, o sistema não estava em conformidade com padrões de segurança modernos, resultando em alguns casos de contas comprometidas e comprometendo a confiança dos usuários. 
Como resolvemos
1. Identificar pontos de autenticação
O primeiro passo foi mapear todos os fluxos da plataforma que envolvem autenticação (login e criação de conta) para identificar quando e onde o usuário e a empresa podem ser impactados na conversão.
    
     
2. Benchmark
Realizamos uma pesquisa de concorrentes para entender como outros grandes players estruturam o processo de autenticação, mapeando campos, uso de e-mails e SMS, além do tom de voz adotado em comunicações relacionadas à segurança do usuário durante a criação de contas.
3. Desenho das novas telas
Havia diversos cenários, como novos usuários, usuários legados e aqueles sem telefone cadastrado. Redesenhamos todos os fluxos de autenticação, contemplando todas as possibilidades e garantindo uma experiência de uso fluida e intuitiva.
    
    
4. Testes internos
Testamos as telas internamente com 23 funcionários antes de implementar a mudança para os usuários finais, devido à sensibilidade do fluxo. Solicitamos que criassem contas aqueles que ainda não tinham e realizassem login os usuários com contas existentes. Durante os testes, identificamos diversas oportunidades de melhoria e ajustamos as telas para otimizar o fluxo.
Resultados

x Não houve registros de invasões de cadastro reportadas após a implantação
↑ Crescimento de 4,9% no número de logins de usuários recorrentes por mês
↑ Crescimento de 5,2% no número de conversões no 1º mês

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